Limpeza Da Fossa Séptica:4 dicas que você precisa saber

Se você tem uma fossa séptica em sua propriedade, você é responsável por sua manutenção.

Limpeza Da Fossa Séptica: Quando E Porque Preciso Limpa-la

Se você tem uma fossa séptica em sua propriedade, você é responsável por sua manutenção. Parte dessa responsabilidade é a limpeza de fossas sépticas. Mas como funciona a limpeza de fossas sépticas?

Uma fossa séptica é uma câmara estanque feita de concreto, fibra de vidro ou plástico que fica enterrada no solo. Usado para coletar esgoto de edifícios ou residências que não estão conectados a um sistema de esgoto. O esgoto é decomposto por bactérias no tanque e os líquidos restantes são descarregados em um campo de lixiviação.

A limpeza da fossa séptico é necessária para remover o lodo que se acumula no tanque ao longo do tempo. Esse lodo é feito de resíduos sólidos, graxa e escória. Se não for removido, ele acabará por encher o tanque e causar mau funcionamento.

A limpeza do tanque séptico é normalmente feita por um serviço profissional de fossas sépticas. O serviço bombeará o tanque e o limpará usando alta pressão.

Por que preciso limpar minha fossa séptica?

Uma das tarefas de manutenção mais importantes de uma fossa séptica é limpá-la a cada poucos anos. A frequência de limpeza depende do tamanho do tanque, do número de pessoas na casa e da quantidade de água residual gerada. Um intervalo de limpeza típico é de três a cinco anos.

Como funciona a limpeza de fossas sépticas? As fossas sépticas são limpas bombeando todo o lodo e escória do fundo do tanque. Esse lixo é então transportado e descartado adequadamente. Algumas empresas também limpam e inspecionam os defletores (paredes internas) enquanto fazem isso.

Quais são as consequências de não limpar minha fossa séptica?

As fossas sépticas são uma parte essencial de qualquer casa que não esteja conectada a um sistema de esgoto municipal. Esses tanques são enterrados no subsolo e coletam todas as águas residuais de sua casa. Uma vez na fossa séptica, a água residual passa por processos de tratamento natural e descarregada em um campo de lixiviação.

Limpar sua fossa séptica remove os resíduos sólidos acumulados no tanque. Se esse resíduo não for removido, ele pode entupir os canos e impedir o tratamento adequado das águas residuais. Também pode causar odores desagradáveis.

A maioria dos especialistas recomenda limpar sua fossa séptica a cada três a cinco anos. Essa frequência pode precisar ser aumentada se você tiver muitas pessoas morando em sua casa ou se você gerar muitas águas residuais (por exemplo, se você tem uma família grande ou administra uma empresa em sua casa). Se você não limpar a fossa séptica conforme recomendado, isso poderá resultar em reparos caros ou até mesmo na substituição do sistema. Além disso, deixar de limpar sua fossa séptica causa problemas ambientais.

Quais são os sinais de que minha fossa séptica precisa ser limpa?

Se você tem uma fossa séptica, precisa entender como ela funciona e que deve ser limpa. Aqui estão alguns sinais de que sua fossa séptica precisa ser limpa:

  1. Seus drenos estão lentos ou acumulados. Isso pode ser um sinal de que sua fossa séptica está cheia e não aguenta mais águas residuais.
  2. Há esgoto voltando para sua casa. Esse é um problema sério e significa que você precisa chamar um profissional imediatamente.
  3. Você percebe que a água se acumula ao redor da fossa séptica ou no quintal. Isso pode significar que seu sistema séptico não está drenando adequadamente e precisa ser limpo.
  4. Há um cheiro desagradável saindo de seus drenos ou quintal. Esse odor geralmente é causado pelo acúmulo de bactérias na fossa séptica e significa que é hora de fazer a limpeza.

Quais são os perigos de não limpar minha fossa séptica?

Se você tem uma fossa séptica em sua propriedade, é importante limpá-la regularmente. Caso contrário, você corre o risco de sua fossa séptica transbordar e contaminar suas águas subterrâneas. Além disso, se você não limpar sua fossa séptica, os resíduos sólidos acabarão por encher o tanque e causar mau funcionamento.

Então, como funciona a limpeza de fossas sépticas? Uma empresa profissional de séptica chegará à sua propriedade e bombeará todos os resíduos sólidos de sua fossa séptica. Eles também inspecionarão o interior do tanque em busca de sinais de danos ou desgaste. Quando terminarem, geralmente deixam você com alguns conselhos sobre como manter adequadamente o sistema séptico.

Compartilhe:

Postagens Relacionadas

dissolver gordura da caixa de esgoto

Como dissolver gordura de caixa de esgoto?

A gordura acumulada na caixa de esgoto pode ser um problema comum e desafiador. Com o tempo, resíduos de gordura provenientes da cozinha e de outros pontos de uso doméstico podem se solidificar e obstruir o fluxo adequado do sistema de esgoto. Quando isso ocorre, é necessário adotar medidas para dissolver a gordura e restabelecer o funcionamento adequado da caixa de esgoto. 

Saber Mais
desentupir cano com gordura caseiro

Como desentupir cano com gordura caseiro?

Quando nos deparamos com um cano entupido devido ao acúmulo de gordura, é natural procurarmos por soluções práticas e caseiras para resolver o problema. Afinal, desentupir canos com gordura em casa pode ser uma alternativa conveniente e econômica.

Saber Mais

Orçamento Grátis

Estamos no Whatsapp e prontos para atendê-lo, fale com um profissional agora!

× Técnico Disponível